PSICOLOGIA

A Psicologia Escolar tem como referência conhecimentos científicos sobre desenvolvimento emocional, cognitivo e social, utilizando-os para compreender os processos e estilos de aprendizagem e direcionar a equipe educativa na busca de um constante aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem. Sua participação na equipe multidisciplinar é fundamental para respaldá-la com conhecimentos e experiências científicas atualizadas para tomada de decisões em questões relevantes no dia a dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos tenham papel preponderante.

Para isso, o psicólogo escolar desenvolve atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários e atuando em parceria com a equipe diretiva, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar. A partir de uma visão sistêmica, age em duas frentes: a preventiva e a que requer ajustes ou mudanças. Desta forma, contribui para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar.

Podem-se citar algumas ações do setor de psicologia que são diferenciais do Colégio Presbiteriano: O projeto Pais & Escola de Mãos Dadas se dedica em construir uma relação de parceria entre família e escola. Através de palestras educativas, busca abranger temas atuais e relevantes para a educação dos filhos, oportunizando momentos de interação e troca de experiências entre os participantes, visando sempre ao bem-estar no ambiente escolar e familiar.

O Projeto de Orientação Vocacional visa diminuir a ansiedade dos alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, possibilitando uma melhor escolha baseada em informações, aumentando o conhecimento das áreas de trabalho e sobre si mesmo, com orientação sobre as profissões, palestras, entrevistas, testes, dinâmicas e o Balcão de Profissões que traz informações sobre as diversas profissões e universidades.
O projeto de conscientização sobre o bullying denominado ”ESTA ESCOLA NÃO TOLERA O BULLYING”, tem por objetivo dizer “não ao bullying”. Não aceitar como normal e sem importância as agressões (veladas ou explícitas) gratuitas, ou seja, sem motivação aparente que causam sofrimento às vítimas, seja na escola ou na sociedade como um todo.

Psicólogos:

Aline Ferreira G. dos Santos